top of page

Biografia Yzalú

  • Facebook clássico
  • Twitter clássico
  • SoundCloud clássico
  • YouTube clássico

Biografia//

Yzalú (08 de Setembro de 1982, São Bernardo do Campo, São Paulo) é uma cantora, compositora e intérprete paulistana e que se tornou conhecida no movimento Hip Hop incorporando o seu violão em interpretações de músicas clássicas do rap nacional, como: Jesus Chorou (Racionais MC's), Desculpa Mãe (Eduardo), O Resgate (Realidade Cruel), Oitavo Anjo (Dexter), Um Bom Lugar (Sabotagem), Cabeça de Nego (Sabotagem). A artista chamou a atenção ao interpretar a música Mulheres Negras, composta pelo rapper e escritor Eduardo Ex-Facção Central, onde colocou o dedo na ferida de muitos na sociedade denunciando e evidenciando a realidade das mulheres negras do Brasil.

 

Yzalú iniciou a sua carreira aos 16 anos de idade quando morou em Salvador, aprimorando o seu conhecimento no violão. Ao voltar para São Paulo já influenciada pela música negra, se identificou com Lauryn Hill, uma das maiores artistas rap da década 90/2000. A Partir daí compôs músicas como: "O Som que Canta"; "Moça de Angola","Amar você".

 

Confiante em sua arte, em 2003, Yzalú começou a se apresentar em bares da noite paulistana interpretando sucessos da MPB. Foi convidada para integrar o grupo de rap feminino de São Bernardo do Campo Essência Black formado por Regiane Oliveira e Elisângela Oliveira,  passando a se apresentar em teatros da cidade, fez parcerias com outros artistas da região como: Ordem Própria.

Em 2005, a artista teve que deixar a música para se dedicar ao trabalho e aos estudos para poder se manter. Estudou Marketing na Universidade Metodista, e em 2008 resolveu voltar para música motivada pelo seu irmão Hugo Marques que impulsionou a ideia de se fazer alguns vídeos caseiros na escadaria do Jardim Farina (São Bernardo do Campo) cantando clássicos do Rap Nacional. O Dj. Bola Oito (Integrante do Grupo Realidade Cruel), lhe deu uma grande oportunidade de mostrar o seu trabalho no lançamento de sua mixtape contando com várias apresentações de grupos do Rap Gangsta Nacional, público de mais de 7 mil pessoas, Yzalú se apresentou antes do até então grupo "Facção Central". A artista teve 2 minutos para marcar a sua presença e lá cantou a música "Um Bom Lugar (Sabotagem)" e naquele momento a artista sabia que este seria o seu caminho.

Em 2012 a artista foi convidada para participar do DVD do grupo "Detentos do Rap" sendo a única mulher a participar do DVD dividindo o palco com: "Mano Brown", "Eduardo","Dexter", "DBS","Detonautas","Douglas Realidade Cruel","Negredo","Ferrez".

Em 2013, Yzalú iniciou sua participação no projeto Divas do Hip Hop criado por Daniela Reigadas (Z'andara Produções), um projeto que reúne as mulheres da cena em um único show. Em 2014, Yzalú está preparando seu primeiro CD intitulado "Minha Bossa É Treta" previsto para ser lançado em janeiro de 2015. Com 11 faixas de sua autoria, a artista diz: "Este será um trabalho revelador, tanto para o público que já me segue quanto para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer o meu trabalho". Agora é esperar este audacioso trabalho da Yzalú.

bottom of page